DICAS

TÉCNICAS BÁSICAS DE QUADRICICLO PARA INICIANTES

TÉCNICAS BÁSICAS DE QUADRICICLO PARA INICIANTES

Não é da noite para o dia que você vai pegar o seu Quadriciclo e sair por aí passando por trilhas e barrancos na maior tranquilidade. Antes de conseguir usufruir ao máximo de todos os benefícios que seu quadriciclo te oferece, existem algumas técnicas que você deve saber que inclusive vão ajudar você a melhorar o seu desempenho quando for um condutor experiente. Então, chega de conversa e vamos pegar a estrada. Acompanhe nossas dicas!

01 - Conheça o seu equipamento - Pode até parecer exagero, mas você não deve nem ligar o seu ATV novo antes de ter lido todo o manual de instruções. Além de, assim, você ter acesso a todas as medidas de segurança e dicas de pilotagem do próprio fabricante, será mais fácil resolver aquele probleminha básico que sempre vai aparecer quando você estiver longe de tudo. Além disso, lendo o manual, você aprenderá como aproveitar ao máximo os benefícios do seu quadriciclo.

02 - Conheça o local onde você começará a praticar - Antes de se aventurar em trilhas e caminhos mais ariscos, comece praticando em locais mais seguros. Observe que para cada tipo de terreno o seu Quadriciclo se comporta de uma maneira diferente, tenha cuidado com locais On-Road, como estradas asfaltadas, por exemplo, aumenta em 40% o risco de capotar. A partir daí, será mais fácil começar a explorar aos poucos o que ele tem de melhor.

03 - Cuidado com as curvas - Quadriciclo é diferente de qualquer outro tipo de veículo que existe. Jet-Ski, Carro ou Motocicleta, nenhum desses veículos se assemelha com a forma de conduzir um Quadriciclo. Portanto fique muito atento e dê um passo de cada vez! Na hora de fazer uma curva, reduza a velocidade até sentir total segurança. Conforme for pegando mais experiência com o tempo, você vai descobrindo que nesse momento, o motor (aceleração) e o peso do seu corpo combinado com uma boa postura são os seus melhores amigos para realizar uma curva com maior velocidade, mas vá com calma! Saiba que a estabilidade é a maior fragilidade de um Quadriciclo e consequentemente a maior causadora de acidentes desse tipo de veículo.

04 - Use Equipamentos de Proteção - O capacete protege a cabeça e é essencial, já que se trata de um tipo de veículo diferente do carro, ou seja, que não tem um revestimento externo. Batidas ou acidentes que envolvem traumas na cabeça podem ser fatais.

Um item de segurança muito importante que poucos usam é o protetor cervical - tenha em mente que pescoço só se quebra uma vez! Outro equipamento de proteção que merece mais atenção do que geralmente é dada, é a cinta abdominal. Isso mesmo, em um tombo de quadriciclo o condutor corre um alto risco de ter seu abdômen atingido pelo guidão do quadriciclo. Além de ajudar na postura, uma boa cinta abdominal pode livrar você de um machucão feio.

Os outros equipamentos protegem o restante do corpo dos machucados, batidas, arranhões e cortes.

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?