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DICAS PARA ESCOLHER O MELHOR PNEU PARA O SEU QUADRICICLO

DICAS PARA ESCOLHER O MELHOR PNEU PARA O SEU QUADRICICLO

Assim como nas 4 rodas tradicionais, a escolha do pneu é importante para garantir tanto a segurança quanto o desempenho durante os passeios. Nos quadriciclos, alguns dos quesitos são até parecidos, mas é sempre bom entender as características individuais deste tipo de veículo. Por isso, confira 5 dicas para escolher o melhor pneu para o seu quadriciclo.

1 - Confira o manual de cada veículo

A primeira dica pode parecer óbvia, mas é bem importante. Cada quadriciclo vem com o seu manual de instruções, e nele constam algumas informações bem importantes. Dentre elas, está a recomendação do fabricante em relação aos pneus, especialmente o seu tamanho e sua informação de carga. Essas características são a base para a escolha do pneu ideal.

2 - Procure por tipo de veículo

Ao começar a procurar o pneu, dê prioridade sempre aos que se adéquam melhor ao tipo de veículo em questão. Por exemplo, UTVs costumam pedir pneus um pouco maiores e com uma capacidade de carga maior. Já os ATVs Esporte, têm uma gama de possíveis pneus um pouco maiores. O próximo ponto é o que ajuda a definir o ideal.

3 - Determine tipo de terreno

Parte do preparo para um passeio com o quadriciclo é determinar o terreno onde os pneus serão utilizados. Afinal, esse é um dos fatores fundamentais não somente para a escolha do pneu, mas a preparação de todo o passeio. Cada um dos terrenos tem um pneu ideal:

  • Areia: os pneus para areia precisam ter maior capacidade de impulso, além de serem capazes de cavar a própria areia;
  • Barro ou lama: como esses terrenos tornam o veículo mais propenso a atolar, é preciso escolher pneus com garras que possam ajudar na movimentação. Elas podem ser médias ou mais profundas, dependendo da dificuldade;
  • Deserto ou sertão: esse tipo de terreno é bem complexo por ter uma enorme variedade de obstáculos, além de ser muito duro. O pneu precisa combater todos esses problemas;
  • Sujeira: pneus projetados para terrenos com muita sujeira, geralmente são mais macios, para permitir uma maior tração e aceleração;
  • All terrain: por fim, existem os pneus projetados para lidar com praticamente qualquer terreno. Ele costuma não ser o melhor para nenhum deles, mas consegue ser bom em praticamente todos. É bem recomendado, na verdade, para trilhas mais leves, em que são esperadas pequenas doses de alguns obstáculos.
4 - Compare sempre o pneu de acordo com o terreno escolhido
Assim como cada terreno tem sua característica, cada pneu também tem. Então, avalie os tipos de pneus, conheça-os bem, e escolha de acordo com o terreno. O ideal, é conhecer muito bem os principais tipos de pneus, de acordo com o seu desenho:
  • Pneus com cravos baixos e próximos: costumam vir de fábrica, e são os mais equilibrados. Normalmente, apresentam um desempenho razoável na maioria das situações, e são mais indicados para o off-road do que para o on-road. Sua principal deficiência é durante as trilhas. Por ter um desenho tão curto e próximo, qualquer piso molhado irá cobrir toda a superfície do pneu, prejudicando o seu desempenho.
  • Pneus com cravos baixos e distantes: é um pneu um pouco menos comum, que costuma ser usado em pisos com mais irregularidades, como buracos ou valas, sejam secos ou molhados. Seu problema principal é em trilhas com atoleiros mais fundos ou pisos muito escorregadios.
  • Pneus com cravos altos e próximos: costumam ser os mais usados nas trilhas. São ideais para terrenos com pouca deformação, e conseguem encarar lamaceiros com uma certa facilidade. O problema é que os cravos são cobertos com facilidade pela lama, então não são recomendados para trilhas muito longas ou muito lamacentas. Por outro lado, a proximidade dos cravos garante garante uma maior estabilidade com o terreno.
  • Pneus com cravos altos e distantes: Por fim, são os mais indicados para trilhas com um percurso maior e em terrenos mais difíceis, já que sua tração é eficaz em praticamente qualquer tipo de piso. Seu único problema é uma boa aderência em terrenos com terra batida, fazendo dele o ideal para trilhas bem grandes e com problemas de piso, e uma opção não tão interessante para trilhas médias com terrenos mais amenos.
  • Fique atento à previsão do tempo
  • Passear de quadriciclo na chuva pode ser uma delícia, desde que não seja perigoso e que você tenha o melhor pneu para o seu quadriciclo. Pneus para terreno mais duro costumam ter um desempenho muito ruim na chuva.
  • Portanto, fique atento. A escolha do pneu é muito importante para garantir a máxima qualidade de seu passeio de quadriciclo
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